Imagem capa - Foto do Cavalo em Cuba - Conte uma história em 1 click por Guilherme Pimenta
História da Foto

Foto do Cavalo em Cuba - Conte uma história em 1 click

Eu estive em Cuba no Revéillon de 2014/15, alguns meses antes do Raúl Castro e do Obama anunciarem a retomada das relações diplomáticas. Cuba, basicamente, vive do turismo, e eles são bons nisso!


Varadero está localizado na Península Hicacos, 145 km a leste de Havana. Em Varadero tem, basicamente, resorts. Um do lado do outro! São bem legais e oferecem uma estrutura muito boa. Varadero tem uma população de pouco menos de 30.000 pessoas. A cidade, a beira do mar é bem simples e gostosa de caminhar. Os carros clássicos da década de 50 estão por todo lado e são muito utilizados para passeios turísticos. Alguns em excelente estado, outros…nem tanto. Além dos carros clássicos, há os Coco Taxis  e as charretes.








Eu estava caminhando pelas ruas e fotografando. Tudo em Cuba tem uma simbologia muito forte. Há contrastes por todo lado. 




Na imagem ao lado, há uma banquinha vendendo camisetas com a imagem do Che Guavara, dois carros clássicos da década de 50 estacionados ao fundo, um grande PARE em primeiro plano e o cavalo, em movimento, trabalhando, sem poder olhar para os lados. Sempre em frente mas com as rédeas curtas!


Eu já tinha feito a mesma foto sem o cavalo. Mas quando vi a charrete se aproximando, fiquei ali, imóvel esperando que ele entrasse no quadro e completasse a história que estava sendo criada na minha cabeça.


Dica:

Estude sua cena, identifique os elementos que vão compô-la, busque um ponto de vista diferente e sempre esteja atento ao que está acontecendo em volta.