20/03/2020 às 18:00 História da Foto

Fotografando Abelhas - Fotografia Macro com Celular

252
2min de leitura

Fazer fotografia Macro não é fácil. Não é fácil pq não dá para fazer com uma lente normal, não dá pra fazer com o celular, sem uma lente especial. Basicamente não dá para do nada falar: Ah, vou fazer uma macro aqui no meio da rua dessa flor, ou dessa formiga! Não rola!

Eu gosto de Macro mas não tenho o equipamento adequado para fazer com a Câmera, mas tenho pro celular. Ok, não é uma lente profissional, mas dá para brincar. 

Sempre que vejo anúncios de lentes macro, mostram fotos de notas de dólar nos mínimos detalhes, uma moeda…só coisa sem nenhuma graça. Mas por que usam estes exemplo? Simples, é fácil de fazer. A nota de Dólar e a moeda não se mexem!

Eu gosto de fazer de bicho, de flor de algo que tenha vida! E, claro, se é de algo que tenha vida, tem que estar vivo!

E aí? Quem já tentou fazer uma macro de uma flor sabe que sempre, quando eu digo sempre, é 100% das vezes mesmo, vai ventar na hora que você vai clicar. E quando é de bicho? Se for voador, ele vai voar, se não, ele vai correr bem na hora do clique. Tá fácil!

Mas se fosse fácil não teria graça, não é? 

A foto que ilustra este post foi feita em um hotel, no final de 2019. Eu usei uma lente chamada Switch Six, para celular. É um kit bem prático para brincar sem ter que se preocupar em levar muita tralha. 

Eu estava, como sempre, fugindo do sol por motivos de escassez de melanina, e encontrei uma planta que estava cheia de abelhas. Deveria ser docinha! 

Pensei, vou tentar fazer uma macro das abelhas! Pedi, gentilmente que não me picassem, afinal, não pretendia fazer nenhum mal à elas e não é vantagem nenhuma me atacar, já que abelhas morrem após picar! 

O modo Burst, ou disparo contínuo, é fundamental para este tipo de foto, pois a profundidade de campo de uma lente macro é muito reduzida, ou seja, uma área muito pequena fica em foco. 

O que eu fiz foi me aproximar ao máximo das abelhas disparar no modo contínuo e mover para frente e para trás, muito suavemente o celular, para conseguir algumas opções de foco. 

No final, eu consegui a imagem abaixo. Óbvio que está muito longe de uma foto macro profissional, mas para uma imagem feita ao ar livre, com vento, com o celular e com abelhas… Eu gostei bastante do resultado. 

Foto foi feita com um iPhone 8 Plus, com lente macro Switch Six sobre a lente principal do celular

Eu estava entre 2 e 5cm da abelha para fazer esta foto e ela não me picou! :-)

O que achou? Comenta aí!

Se quiser conhecer um pouco mais sobre fotografia macro, profissional, veja os vídeos do Stewart Wood no YouTube 

Neste aqui ele fotografa abelhas! https://youtu.be/7ZIVospvLxk?t=240

20 Mar 2020

Fotografando Abelhas - Fotografia Macro com Celular

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

fotocomcelular fotodeabelha iphonephotography lentemacroparacelular macro macrocomcelular macrodeabelha macrophotography mobilemacro ztylusmacro

Quem viu também curtiu

14 de Fev de 2020

A Flor de Maurício - Backup, muito backup

24 de Abr de 2020

Foto do Feijão - Especial Quarentena

28 de Fev de 2020

Panorâmica da Table Mountain - Esteja sempre preparado para a foto da sua vida

Olá, tudo bem? Espero que sim! Como posso te ajudar?
Logo do Whatsapp