Imagem capa - Tirando uma ideia da cabeça - Especial quarentena por Guilherme Pimenta
História da Foto

Tirando uma ideia da cabeça - Especial quarentena

Dia chuvoso em São Paulo. Seguimos acompanhados do Corona e do nosso kit pandemia com máscaras que matam o vírus, 12 tipos de álcool para todas as situações e a desconfiança de que qualquer movimento errado pode ser fatal!

Enfim, estava eu na missão de fazer uma compra na farmácia, presencialmente. Tenso, perigoso, uma aventura! Comparemos a um salto de bungee jumping! :-) 


Chovia como eu comentei. Estacionei o carro, desci e dei de cara com galhos de uma árvore, pesados com a chuva que caía, quase na altura da minha cabeça. Estava bonito, saquei o celular e pensei: Vou fazer uma foto. Na minha cabeça vinha a imagem da minha 85mm ou da 100mm com aquele desfoque lindo! Mas na mão apenas o iPhone 8 Plus com modo retrato bem mais ou menos.


Fiz essa foto: (sem edição)




Olhei. Não tá de todo ruim...Nhé, não! Fui para farmácia comprar o que precisava, claro, protegido com meu cinto de utilidade etílicas. 

Paguei com QR Code para não precisar tocar em nada e saí, ileso, aparentemente. Voltando para o carro, vejo a mesma árvore só que por outro ângulo e agora havia um poste de luz lá no fundo. Pensei, de novo: Vou fazer uma foto aqui. 


Via as folhas com as gotas escorrendo e decidi que queria um gota iluminada pelo poste lá do fundo. Mais uma vez, na minha cabeça formava-se a imagem da 85mm ou 100mm e na mão o celular. Mas não dizem que a melhor câmera é a que está sempre com a gente? Vamos lá, vamos fazer com o que tem! O que não pode é perder a foto!


Olhei aqui ali e fiz essa foto: (sem edição)




A gota estava lá, a luz estava lá. Pronto! Só que não! Não era essa imagem que estava na minha cabeça, então não era essa imagem que eu ia levar!


Cheguei mais perto da gota fiz uma, fiz mais uma e cheguei nessa: (sem edição)






Agora me parecia com mais potencial! Fui pro carro, esse mesmo que aparece na foto, sentei e comecei a editar. Não saio daqui sem essa foto pronta!


Fiz alguns ajustes de luz, cortes para enquadrar e saiu! Gostei do resultado. Agora podia ir embora! 


Eu sempre falo em treinar o olhar antes de qualquer coisa. A câmera é importante, a lente é importante a edição é importante. Mas nada disso vai ter dar uma foto que te agrade! Olhar em volta, pra cima, pra baixo, de um, dois, três pontos de vista, chegar perto, prestar atenção em detalhes...Tudo isso é o que faz uma foto ser criada na sua cabeça pra depois você poder tirar uma imagem de lá! 


A foto final ficou assim:



iPhone 8 Plus - Moment App - Câmera traseira 3.99mm - f/1.8 - 1/60seg - ISO 25

Editada no Lightroom Mobile



O que achou? Comenta aí!